quinta-feira, 23 de novembro de 2017

Jovem agricultor de Nazarezinho recebe apoio da Emater e compra imóvel rural com a produção de hortaliças

A perseverança do jovem agricultor Joelson Alves, residente na Comunidade Boa Vista, no município de Nazarezinho, na Microrregião de Sousa, mudou sua vida com o cultivo de hortaliças. Com o apoio do Governo do Estado, por meio da Empresa Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-PB), empresa integrante da Gestão Unificada, vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, o jovem rural tem desenvolvido com êxito atividades agrícolas e com isso gerado renda e melhorado a qualidade de vida da família, chegando a adquirir suas próprias terras.

Ele começou suas atividades agrícolas com pequenos cultivos de hortaliças cuja produção era destinada apenas ao mercado local na cidade de Nazarezinho, mas com o assessoramento técnico da Emater local, conseguiu ampliar suas áreas de plantio, e consequentemente a produção, que passou a ser comercializada por meio das políticas públicas como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) Doação Simultânea e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), e o excedente no mercado da região.
Depois de vários anos trabalhando na agricultura, como diarista e depois como meeiro, sempre recebendo orientação de extensionistas rurais da Emater, ele nunca deixou de acalentar o sonho de possuir sua propriedade até que, no ano de 2016, após a comercialização da produção agrícola e juntando outras economias, realizou a compra do imóvel de 10 hectares, onde reside atualmente.

 “O interessante é que 60% do valor pago para a aquisição do imóvel por ele são provenientes da comercialização de maxixe, produzido em uma pequena área da sua propriedade”, comentou o coordenador regional da Emater em Sousa, Francisco de Assis Bernardino, que, na terça-feira, dia 21, junto com outros técnicos, visitou a comunidade de Jaelson.


 A vontade por trabalhar a terra vem desde o tempo de criança quando acompanhava seu Francisco das Chagas Alves no cultivo das lavouras. Agora, com sua propriedade, mesmo pequena, está se sentindo realizado e planeja avançar com outros projetos agrícolas.

Todo o trabalho de assessoramento é realizado pela equipe de extensionistas da Emater em Nazarezinho, tendo à frente os extensionistas rurais Aldo César Abrantes Barbosa e Francisco Santana. “O jovem, que até então trabalhava em terras alugadas, conseguiu com muito esforço adquirir uma pequena propriedade. A metade do preço da terra conseguiu pagar com o dinheiro da venda do maxixe. Seu objetivo agora é adquirir um veiculo através da linha de crédito Pronaf Mais Alimentos para escoar sua produção, evitando assim o atravessador”, comentou Santana.

Com a orientação do coordenador regional da Emater, Assis Bernardino, a Emater local se coloca à disposição do jovem para elaborar sua proposta de crédito por acreditar na viabilidade do financiamento e no potencial produtivo da unidade familiar.

Como toda a sua produção é cultivada usando o sistema de irrigação por meio da microaspersão, o que demonstra que o jovem rural vem adotando a diversidade agrícola como forma de manter a produção durante o ano todo, atualmente Jaelson está cultivando banana prata, batata doce, melancia e feijão verde, além de fruteiras. Essa prática proporciona benefícios, sobretudo em relação à manutenção da fertilidade do solo e do controle de pragas.


Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário