quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Hospital de Trauma de João Pessoa atende mais de 60 vítimas de atropelamento neste ano

O Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena registrou o atendimento de 67 pessoas vítimas de atropelamento em apenas 19 dias de 2017, o que dá uma média de três por dia. O fato chamou a atenção das equipes da instituição de saúde e a estatística revela que, continuando essa projeção, até o final deste ano serão mais de mil casos que chegarão à unidade hospitalar. 
Para se ter uma ideia da problemática,no ano passado, 909 vítimas desse tipo de acidente foram trazidas para o Hospital de Trauma. A análise dos números apresentados revela que, entre os acidentes de trânsito quantitativados no hospital em 2016, esse acontecimento ocupa posição de destaque, situando-se em terceiro lugar, ficando atrás de acidentes com moto (7.774) e automóvel (1.009).
Conceição Maria Albuquerque, dona de casa, 57 anos, vítima de atropelamento nessa quarta-feira (18), quando estava em uma parada de ônibus no Centro da Capital, relatou como tudo aconteceu. “Eu estava sentada na banco da parada de ônibus com a minha filha quando, de repente, um ônibus subiu na calçada arrastando o que estava na sua frente. Não deu tempo de nenhuma reação. Nunca imaginei que o transporte coletivo iria avançar em nossa direção. Poucos minutos depois, fui socorrida e levada para o Hospital de Trauma, onde tive a assistência necessária”, revelou.  
Quando o acidente aconteceu, o Hospital de Trauma acionou o Plano de Gerenciamento de Crises, Catástrofes e Múltiplas Vítimas, em que a equipe de plantão é preparada para atender rapidamente e com segurança várias vítimas ao mesmo tempo.  



As consequências mais frequentes desse tipo de acidente são: fraturas em membros (muitas vezes expostas), traumatismo craniano, escoriações, entre outras. Os pacientes geralmente ficam em observação das especialidades de Ortopedia e Neurocirurgia. Muitos são gravemente feridos e passam por procedimentos cirúrgicos e longas internações na UTI.

Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário