quarta-feira, 27 de julho de 2016

Governo do Estado comemora Dia do Agricultor com feiras e entrega de equipamentos

O Governo do Estado, por meio das Secretarias de Agropecuária e da Agricultura Familiar, realiza nesta quinta-feira (28) uma série de atividades alusivas ao Dia do Agricultor. Além de feiras dos produtores, haverá palestras e entrega de kits para implantação e reestruturação de feiras da agricultura familiar. A programação se prolongará até a sexta-feira (29).

Durante a programação, serão entregues equipamentos para a conservação de produtos beneficiados e processados além de materiais para implantação e reestruturação de feiras da agricultura familiar, no qual foram investidos de R$ 1,3 milhão. Os recursos são provenientes do Programa Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Territórios Rurais  - Pronat, e a ação beneficiará 655 famílias de 36 municípios dos Territórios do Médio Sertão, Zona da Mata Norte e Mata Sul.

O principal objetivo é desentravar a comercialização dos produtos da agricultura familiar, que sempre foi um ponto de estrangulamento apontado pelos agricultores e consta como um grande desafio para o desenvolvimento da agricultura familiar.

Nos últimos anos, a comercialização vem despontando e sendo fortalecida pelos programas de comercialização institucional e pelas feiras da agricultura familiar que vêm sendo implantadas. Contudo, ainda há grande demanda por feiras, já que a maioria dos municípios não possui suas feiras livres, o que vem prejudicando tanto os consumidores como também os agricultores familiares.

O secretário do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, Rômulo Montengro, destaca que as Feiras se caracterizam por ser um espaço que acomoda vários produtos e experiências existentes nos territórios. “Observa-se que estes espaços, além da comercialização, garantem outros tipos de negociações e de troca de experiências que fortalecem a organização social e produtiva dos agricultores, como também fortalece a visualização dos produtos advindos da agricultura familiar e provoca uma mudança de comportamento tanto por parte dos agricultores como dos consumidores”, observou.

E acrescentou: “As feiras também contribuem para o resgate da culinária regional, a partir dos produtos expostos, da diversidade de frutas, legumes, verduras, como também, as plantas ornamentais, medicinais e outras utilizadas para outros fins, ou seja, um verdadeiro mosaico cultural que é exposto e trocado entre feirantes e consumidores. Enfim, as feiras garantem o suprimento de um mercado pequeno, mas com grande potencial e o nosso papel é dar estrutura aos produtores e agricultores para que possam expandir com qualidade a produção".

A gestão e organização das feiras ficam a cargo dos técnicos da Gestão Unificada (Emater, Emepa e Interpa), bem como dos assessores territoriais de inclusão produtiva dos Núcleos de Extensão em Desenvolvimento Territorial (Nedets).



Programação:

Data: 28/07/2016

Hora: 8h às 12h

Local: Centro de Saúde e Tecnologia Rural – UFCG, campus de Patos.

•        8h às 12h - Feira da Agricultura Familiar de Patos e dos 24 Municípios do Território;

                        - Exposições Institucionais;

                        - Atrações culturais.

•        8h30 às 9h50 - Palestra aos agricultores familiares e suas organizações sobre Dinâmica de Gestão das Feiras e dos Pólos de Produção para Mercados Institucionais (PNAE e PAA).

•      10h às 11h30 - Solenidade de entrega de Kits para implantação de 14 Feiras de agricultura familiar e potencialização de 12 Pólos de Produção para PNAE e PAA beneficiando os 24 municípios do Território do Médio Sertão.

Data: 29/07/2016

Hora: 6h às 10h

Local: Pátio da Feira do Produtor – Sede Estadual da Emater/PB, BR 230 – Km 13 – estrada de Cabedelo/PB.

•        ABERTURA:

Mensagem em homenagem ao agricultor (Nivaldo Magalhães);

•        Momento de Fé

Diácono - José Nunes / Presbítero - Jefferson F. de Moraes;

•        Palavra do Agricultor;

•        Representante das Associações beneficiadas (Diretora da Agroa);

•        Palavra do Representante da Secretaria Especial da Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário;

•        Mensagem do Secretário Rômulo Montenegro;

•        Solenidade de entrega de kits para implantação e reestruturação de feiras da agricultura familiar dos municípios da Zona da Mata Norte e Zona da Mata Sul;

•        Forró Pé-de-Serra (durante a feira);


Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário