quarta-feira, 4 de março de 2015

Tomar 3 ou 4 xícaras de café por dia pode prevenir infarto

Tomar três ou quatro xícaras de café por dia pode diminuir o risco de infarto por obstrução arterial. A revelação é de um estudo publicado nesta terça-feira no periódico Heart.

A pesquisa foi feita com mais de 25.000 homens e mulheres sul-coreanos, com idade média de 41 anos e sem sintomas de doenças cardiovasculares. Seu objetivo era investigar a relação entre consumo de café e a presença de cálcio nas artérias, um indicador de aterosclerose. Essa doença é caracterizada pelo depósito de placas de gordura nas paredes das artérias, o que causa o entupimento dos vasos ou a redução do fluxo sanguíneo.

Segundo o estudo, a média de cálcio nas artérias das pessoas que ingerem três ou quatro xícaras de café por dia é 10% menor em relação àquelas que tomam de uma a três xícaras, e quase 20% menor se comparada aos indivíduos que bebem menos de uma.

"As evidências sugerem que o consumo de café poderia manter uma relação inversa ao risco de doenças cardiovasculares", de acordo com o estudo feito por cientistas do hospital Kangbuk Samsung, na Coreia do Sul. Os pesquisadores advertiram, no entanto, que são necessárias novas pesquisas para confirmar o resultado e encontrar uma explicação biológica dos efeitos do café na prevenção do infarto.

Alan Richelly
Nação Ruralista

Nenhum comentário:

Postar um comentário