quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Polícia e Corpo de Bombeiros definem esquema de segurança para a Festa da Luz

O Governo do Estado, através da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, vai disponibilizar mais de mil integrantes das duas instituições para garantir a segurança na Festa da Luz, que será realizada desta quinta-feira (29) até o próximo domingo (1º), na cidade de Guarabira.

O esquema de segurança conta, no total, com 900 policiais militares na área dos shows e no entorno da festa, inclusive com a Cavalaria realizando abordagens nas áreas de estacionamento. O policiamento vai contar ainda com câmeras de monitoramento e 14 pontos de observação policial (POPs). Equipes do Batalhão Ambiental farão fiscalizações para coibir a poluição sonora.

O comandante do 4º Batalhão, tenente-coronel Arílson Valério, informou que na área da festa não será permitida a entrada de espetos e nem de garrafas de vidros. “Os comerciantes já foram alertados e se a Polícia Militar perceber alguém portando esses objetos no interior do evento avisará prontamente sobre a proibição. É uma medida para garantir mais segurança às pessoas que participarão da festa”, informou.

Já o Corpo de Bombeiro vai utilizar 30 bombeiros por noite, além de 10 viaturas nas diversas modalidades, como combate a incêndio, atendimento pré-hospitalar, além de uma ambulância para os atendimentos de primeiros-socorros.

De acordo com o chefe da Seção de Planejamento do 3º Batalhão, tenente José Carlos da Silva, viaturas de busca e salvamento em locais de difícil acesso também serão empregadas, para atender qualquer ocorrência que venha a acontecer nas arquibancadas, palco ou parques de diversão. Duas motos-resgate, que possuem maior mobilidade e também são equipadas com material de primeiros-socorros, irão integrar o esquema. “No parque onde acontece o evento, colocaremos ainda postos de observação em pontos estratégicos para melhor visualização preventiva da multidão e para intervenção, caso ocorram eventualidades. Os bombeiros dos postos estarão munidos de kits primeiros-socorros e de prancha – utilizada para resgate e transporte de vítima até a viatura”, detalhou o tenente José Carlos.

O plano de segurança também vai contar com a instalação de dois pontos de comando fixos, próximo ao palco principal, para a prevenção de combate a incêndio e atendimento à população.  Segundo o tenente José Carlos, os integrantes do Centro de Atividades Técnicas já iniciaram as vistorias nas barracas e parques de diversão que estão sendo montados gradativamente até o início do evento. O objetivo é verificar os equipamentos de prevenção contra incêndio, como extintores, aterramento, fiação elétrica, entre outros.

Integração – O planejamento da segurança da Festa de Luz envolveu integrantes da Polícia Militar, com a participação do comandante do 4º Batalhão, tenente coronel Valério, da Prefeitura Municipal e da Companhia de Trânsito local, além do comandante do 3º Batalhão Bombeiro Militar (3º BBM), tenente-coronel Macena.

De acordo com o tenente-coronel Macena, desde novembro, foram realizadas diversas reuniões com os gestores envolvidos na segurança do evento. “Orientamos todos os órgãos para a necessidade de manter desobstruídas as saídas de emergência, para que as pessoas e as viaturas de socorro possam transitar sem problemas”, afirmou.

SecomPB

Nenhum comentário:

Postar um comentário