sábado, 20 de dezembro de 2014

Estrela do UFC, lutador paraibano revela drama pessoal que influência na carreira

O lutador paraibano Antônio Carlos "Cara de Sapato", de 24 anos, é considerado hoje como uma das gratas revelações do UFC (Ultimate Fighting Championship) – principal campeonato de MMA (Mixed Martial Arts - artes marciais mistas). Mas, o que poucas pessoas sabem é que ele passa por um problema de saúde que afeta diretamente a sua qualificação entre as categorias do Ultimate.
É que apesar de ter sido campeão na categoria peso-pesado (até 120 kg) da terceira edição do The Ultimate Fighter (TUF) Brasil, ele é originalmente da categoria dos meio-pesados (até 93kg), o que lhe daria uma boa condição de rebaixar para a categoria dos médios (até 84kg) em sua sequência no UFC.
No entanto, “Cara de Sapato” não se sente confiante o suficiente na parte psicológica para seguir por esse caminho, já executado por outros lutadores. Segundo ele, o motivo é um problema pelo qual lida há tempos: a síndrome do pânico. Por medo de uma recaída, ele prefere continuar na categoria dos meio-pesados.
“Tive síndrome do pânico, uma doença que me causou diversos transtornos até que descobrisse e tomasse os remédios. Tenho muito medo que a perda abrupta de peso afete a química do meu corpo e me faça viver aquilo novamente”, revelou o lutador paraibano ao jornalista Marcelo Alonso, do canal Combate.


O paraibano, que é natural de João Pessoa, ainda revelou na entrevista que a dieta mexe muito com ele, deixando-o mais estressado e ansioso pela falta de açúcar e carboidrato na alimentação. “Por isso eu optei por não descer mais [de categoria]. Pode mexer com meu fisiológico, e isso pode ser prejudicial, posso ter uma recaída. Prefiro ficar em segurança, perdendo pouco peso. Eu lutei nos pesados lá na casa, estou acostumado a lutar contra cara pesado”, continuou.
Antônio “Cara de Sapato” desenvolveu a síndrome do pânico ao presenciar o assassinato de um amigo, em 2011. Por conta disso, ele até hoje faz terapia. “Eu vi ele no chão, esperando o IML chegar. Aquilo mexeu muito comigo, com meu psicológico. Antes do TUF eu até senti um pouco e fui ao médico. Ele me deu uma ajuda, me medicou. Gosto de sempre estar fazendo terapia também. Isso me ajuda bastante”, disse.
Luta neste sábado
"Cara de Sapato" retorna ao octógono neste sábado (20), no UFC: Machida x Dollaway, no Ginásio Poliesportivo José Corrêa, em Barueri-SP, quando enfrentará Patrick Cummins pelo card principal.
Apesar de ter pela frente um rival oriundo do wrestling e que tem um histórico de alto nível nesta arte marcial, Cara de Sapato acredita que pode surpreender Cummins ao colocá-lo para baixo e, no chão, poder trabalhar o seu jiu-jítsu de campeão mundial.

Fonte: Combate

Nenhum comentário:

Postar um comentário