sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Paraibano vira atleta após várias cirurgias e bate recorde

João Fernandes, de Brasília (DF), entra para o RankBrasil. Devido a problemas cardíacos, o corredor de rua possui quatro stents implantados.

Aos 57 anos, João Fernandes entra para o RankBrasil em 2014 por ser o Atleta com maior número de stents do país. Mesmo com os implantes, tornou-se corredor e já participou de 40 provas oficiais. Além disso, gosta de surfar nas praias de Natal (RN), onde mora parte de sua família.

Nascido na Paraíba, o recordista vive em Brasília (DF) desde criança. Casado e pai de quatro filhos, divide o tempo entre as provas e os mimos com a primeira neta Maria Eduarda.

Mas a vida de João nem sempre foi tão ativa. Fumante e sedentário, em setembro de 2005 ele teve um infarto e precisou colocar o primeiro stent. Um mês depois uma nova obstrução resultou na implantação de um segundo e no mesmo mês um terceiro teve que ser colocado.


Depois das intervenções cirúrgicas, o recordista voltou para a casa com a família e foi aposentado. Continuando sua vida, seis meses depois fez exames de rotina quando um dos resultados apontou um problema no primeiro stent que estava fechando. Em maio de 2006, ele realizou a última cirurgia. Atualmente, João vive com quatro stents.

Após retomar sua rotina, sentiu a necessidade de mudar seus hábitos. Logo após o primeiro infarto ele já havia parado de fumar e estava cuidando da alimentação, caminhando diariamente, mas resolveu ir além.
Assistindo uma reportagem na televisão sobre uma corrida, resolveu candidatar-se e ganhou em um sorteio a inscrição para realizar a atividade. Ele completou os 5 km da prova em uma hora. Um mês depois, correu em outra e entrou para o grupo de Corredores de Rua do Distrito Federal (Cordf).

A conquista do recorde é motivo de muito orgulho para o atleta. “Eu considero uma superação pessoal. Graças a Deus estou muito bem e sempre penso em tudo que superei. Hoje tenho a corrida como um estilo de vida e o fim de semana que não tem uma prova já fica meio esquisito”.

Ele acredita que o reconhecimento com o título pode até atrair patrocinadores. “Uma coisa você aprende nas corridas: todo mundo é igual. Quando chega o primeiro colocado fazemos muita festa e no momento em que o último termina a prova também. Todos permanecem esperando e muito felizes. É único! Com esse recorde posso quem sabe conseguir um apoio. É uma felicidade muito grande”.

Atualmente, o corredor é considerado um atleta de elite master e já participou de quatro meia maratonas de 21 km. O melhor tempo foi registrado no Rio de Janeiro (RJ), onde completou a prova com 2 horas e 9 minutos.

Stent
Stent é uma prótese de aço vazado e flexível, que ao ser introduzido na artéria é inflado por um balão de alta pressão. O mecanismo força o alargamento do vazo, normalizando a irrigação do sangue. Eles servem para devolver um ritmo próximo ao normal ao fluxo sanguíneo da artéria coronariana.

24hsPB

Nenhum comentário:

Postar um comentário