quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Governo do Estado entrega helicóptero da Segurança Pública nesta sexta-feira

O Governo do Estado entrega nesta sexta-feira (19) o primeiro helicóptero do Estado. A aeronave modelo ‘Esquilo B’ foi batizada de ‘Acauã’ e vai servir à Secretaria da Segurança e da Defesa Social (Seds) em ocorrências de grande porte, que envolvam policiamento aéreo, salvamento aquático, resgate de vítimas e combate a incêndios.

A solenidade acontece às 9h, no Aeroclube da Paraíba, com as presenças do secretário de Estado da Segurança e da Defesa Social, Cláudio Lima; do comandante da Polícia Militar, coronel Euller Chaves; do delegado geral de Polícia Civil, Carlos Alberto Ferreira da Silva; do comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Jair Carneiro, entre outras autoridades. O local será a base do Grupamento Tático Aéreo (GTA), comandado pelo coronel da Polícia Militar João Erivaldo de Pontes. Na mesma oportunidade, serão entregues dois rabecões para o Instituto de Polícia Científica.

De acordo com o secretário de Estado da Segurança e da Defesa Social, Cláudio Lima, o helicóptero vai reforçar a capacidade de operacionalização das ações policiais e atendimento à população. “É uma ferramenta de grande importância, pois aumenta o poder de operação dos órgãos ligados à Seds e ajuda a salvar vidas, atendendo tanto no que se refere ao enfrentamento à criminalidade como no salvamento de pessoas, pois o equipamento foi customizado também para esse fim. A sua contribuição para a Segurança é imensurável”, frisou Cláudio Lima.



O equipamento multimissão, com prefixo PR – CME pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), é dotado de tecnologia digital de gerenciamento dos sistemas embarcados, que facilita o trabalho dos pilotos em pousos e decolagens. Sua autonomia é de três horas e meia de voo, podendo atingir uma velocidade máxima de 130 nós, o equivalente a 280 quilômetros por hora (KM/h). 

Quanto ao espaço, a capacidade atende até sete pessoas e ainda equipamento, armamento e suprimento, além de possibilidade de carga externa de até uma tonelada. Para resgate, são transportados, além dos pilotos, a vítima em uma maca, um médico e um paramédico.

Grupamento Tático Aéreo (GTA) – Uma equipe intitulada Grupamento Tático Aéreo (GTA), criado pela Medida Provisória 221/2014, é formada por comandante, subcomandante, seção de operação, segurança operacional, instrutor de treinamento, supervisor de manutenção, gestor administrativo e apoio administrativo, e vai operar o helicóptero em regime de escala, diariamente. Serão no mínimo 60 horas de voo por mês. No GTA, todos os oito responsáveis pelo trabalho com a aeronave são policiais militares, civis  e bombeiros militares. 


SecomPB

Nenhum comentário:

Postar um comentário