quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Ex-atacante de Cruzeiro e Bota-PB, Missinho morre vítima de câncer

Os amantes do futebol paraibano acordaram tristes nesta quarta-feira, ao receber a notícia da morte do ex-atacante Missinho, de 39 anos, em decorrência de um câncer no esôfago. O jogador começou a carreira no Nacional de Cabedelo em 1992 e teve passagens em clubes como Cruzeiro, América Mineiro, Avaí, Rio Branco de Americana-SP, Vila Nova-GO, CSA, Bahia, e foi ídolo no Botafogo-PB e no Auto Esporte. O atleta morreu nesta terça-feira, no Hospital Napoleão Laureano, e foi enterrado na manhã de hoje, no Cemitério Municipal de Cabedelo.

Além dos times da capital, Missinho teve passagens pelo Nacional de Patos e pelo Miramar de Cabedelo, onde encerrou a carreira em 2012. O clube da cidade natal do atacante participou da 2ª divisão do Campeonato Paraibano daquele ano.

O jogador descobriu que tinha câncer no esôfago há quatro meses e vinha fazendo o tratamento indicado pelos médicos. Segundo o técnico de futebol e amigo de Missinho, Maurício Cabedelo, o atacante chegou a fazer sessões de radioterapia, mas não resistiu à doença. Os dois iniciaram a amizade quando jogaram juntos no Belo e foram transferidos no mesmo ano para o Cruzeiro.

- Quando ele descobriu, o câncer já estava bem avançado. Missinho não chegou a fazer nenhuma cirurgia para a retirada do tumor. Ele fez apenas uma traqueostomia para ajudar na alimentação e na respiração. É uma perda muito grande para o futebol paraibano e ainda mais para os amigos e para a família - disse Maurício Cabedelo.
Ele era um cara do bem. Era calmo e calado na maioria do tempo, mas era um supercompanheiro de time. Sem falar no profissional que ele era. Missinho era um atacante consistente e fazia a diferença nos clubes em que ele passou"


Na sua carreira, Missinho colecionou passagens marcantes pelos clubes que defendeu. No CSA, ele foi o artilheiro na campanha da Copa Conmembol de 1999, com quatro gols. A equipe de Alagoas disputou o título da competição internacional com o Talleres, da Argentina, mas perdeu por 4 a 2 e foi o vice-campeão. No Botafogo, Missinho fez parte do elenco que conquistou o título paraibano de 2003.
Maurício Cabedelo relembrou o talento do amigo e lamentou o fato de Missinho não ter tido uma repercussão maior no cenário do futebol. Para o técnico, os problemas pessoais podem ter interferido nos rumos da carreira do ex-atacante.

- Ele era um cara do bem. Era calmo e calado na maioria do tempo, mas era um supercompanheiro de time. Sem falar no profissional que ele era. Missinho era um atacante consistente e fazia a diferença nos clubes em que ele passou. Ele tinha tudo para estar entre os grandes nomes do futebol nacional, mas os problemas pessoais o afetaram demais ao longo da carreira. É muito triste perder um amigo dessa forma - contou Maurício Cabedelo.

Missinho encerrou a carreira de jogador em 2012, após defender o Miramar de Cabedelo na 2ª divisão do Campeonato Paraibano. A equipe chegou a liderar a competição, mas foi superada por Atlético de Cajazeiras e Cruzeiro de Itaporanga, que conquistaram o acesso para a elite do futebol local.
De acordo com Maurício Cabedelo, Missinho chegou a trabalhar por seis meses em um moinho na cidade de Cabedelo após deixar o futebol. O amigo contou que o ex-atacante estava desempregado nos últimos anos. Missinho tinha 39 anos, estava no terceiro casamento e deixou três filhos, das duas primeiras uniões.

Notas de pesar

Ao saber da notícia da morte, o Botafogo-PB e o Auto Esporte publicaram notas de pesar em seus sites oficiais. A diretoria do clube alvinegro declarou que está enlutada e relembrou os momentos do jogador no Belo. Já o Auto Esporte prestou condolências à família.

Globo Esportes

Nenhum comentário:

Postar um comentário