quarta-feira, 30 de julho de 2014

Vital Filho e Cássio aparecem em lista dos ‘cabeças’ do Congresso

Os senadores paraibanos Vital do Rêgo (PMDB), presidente da CCJ, e Cássio Cunha Lima (PSDB) aparecem citados como os “cabeças” do Congresso Nacional em um estudo realizado pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP) divulgado nesta terça-feira (29). De acordo com o DIAP, os “Cabeças” são aqueles parlamentares que conseguem se diferenciar dos demais pelo exercício de todas ou algumas das qualidades e habilidades como conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações.

Na lista, entre os paraibanos ainda aparecem citados como políticos em ascensão Manoel Junior (PMDB) e Wellington Roberto (PR) e Efraim Filho (DEM), sendo este último, uma novidade na lista.

Para a classificação e definição dos nomes que lideram o processo, o DIAP adotou critérios qualitativos e quantitativos que incluem aspectos posicionais (institucionais), “reputacionais e decisionais”.

“Entendemos como critério posicional ou institucional, o vínculo formal ou o posto hierárquico ocupado na estrutura de uma organização; o reputacional, a percepção e juízo que outras pessoas têm ou fazem sobre determinado ator político; e o decisional, a capacidade de liderar e influenciar escolhas”, explica o DIAP em documento.



A pesquisa inclui apenas os parlamentares que estavam exercendo mandato no período de avaliação, correspondente ao período de fevereiro a junho de 2014. Assim, quem esteve ou está licenciado do mandato, mesmo influente, não faz parte da publicação. Por isto, não constam entre os 100 mais influentes: o deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP), que tomou posse como ministro de Estado dos Esportes, o deputado Jilmar Tatto (PT-SP), que assumiu a Secretaria Municipal de Transportes de São Paulo, o deputado Ricardo Berzoni (PT-SP), ministro de Estado chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, e a senadora nomeada ministra de Estado da Cultura, Marta Suplicy (PT-SP). Entre os 100 parlamentares que comandam o processo decisório no Congresso, 63 são deputados e 37 são senadores.

Os dois partidos com maior número de parlamentares destacados são o PT, ao qual é filiada a presidente da República, e o PMDB, partido do vice-presidente da República e dos presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.

MaisPB com Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário